Atualizado em 11/11/2024 às 08:37
A+ A-

Hospital e Maternidade Santa Isabel recebe certificação nacional de Alta Conformidade pelas Práticas de Segurança do Paciente

13/12/2023 às 14:17:50

O Hospital e Maternidade Santa Isabel foi classificado como Alta Conformidade nas práticas de segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), alcançando 95% na avaliação total.

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente — UTI é promovida desde 2016 pela Anvisa, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária do país.

Apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, a iniciativa visa promover a cultura da segurança, enfatizando a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

A Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção (CESPCIRAS), analisou a documentação do Hospital e Maternidade Santa Isabel, enviada através do formulário de Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente (Hospitais com UTI-2023) e verificou que dos requisitos de estrutura, processo e gestão de risco determinados pela ANVISA, todos foram verificados e determinados seguros de acordo com as normas de vigilância.

Suyane Queiroz, Gerente do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Santa Isabel, comentou sobre o resultado. “O resultado (95% de conformidade) da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente reforça o comprometimento da instituição para mudança da cultura em prol da segurança do paciente. Resultados dessa natureza demonstram a solidez e qualificação dos processos assistenciais. Continuaremos trabalhando com muito afinco para promover a todos os pacientes um cuidado seguro e, além disso, honrar a nossa “missão cuidar de forma segura e especial”.

Os indicadores avaliam a qualidade dos serviços de saúde quanto à segurança do paciente, divididos em estrutura, processo e gestão de riscos. Eles verificam desde a implementação de protocolos de segurança até a adesão a esses protocolos durante a prestação dos serviços, e a classificação dos serviços é baseada na conformidade desses indicadores. Alta conformidade ocorre com 67%-100%, média com 34%-66%, e baixa com 0%-33%. Isso é determinado por uma fórmula que considera a conformidade dos indicadores.