Atualizado em 13/09/2024 às 08:50
A+ A-

"Novembro Roxo”: Mês de Conscientização sobre a Prematuridade

06/11/2023 às 15:20:04

O mês de novembro é considerado o mês Internacional de Sensibilização da Prematuridade, o “novembro roxo”, cujo principal objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, equivalente a seis ocorrências a cada dez minutos.

A prematuridade pode ocasionar implicações ao recém-nascido, entre elas, problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares ou diabetes e possibilidade de ter problemas de aprendizagem ou comportamentais.

Classificação

São considerados partos prematuros quando um bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação, segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS.

Entretanto, a prematuridade é classificada de acordo com o tempo em que o bebê permanece no útero, deste modo, são considerados:

- Prematuros extremos - bebês que nascem antes das 28 semanas (seis meses);

- Muito prematuros - os que nascem entre 28 e 31 semanas (sete meses);

 - Prematuros moderados - aqueles que nascem entre 32 e 36 semanas de gestação (oito meses).

Origem da data

No dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade, data escolhida pelo significado especial para um dos fundadores da EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants) que, após a morte de seus trigêmeos prematuros, tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008.

No Brasil a iniciativa nasceu em 2011 a partir de um blog de experiência de mães e profissionals com a prematuridade e suas consequências.

E por que a cor roxa?

O roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos prematuros. O roxo também significa transmutação, ou seja, mudança, transformação.

O Hospital e Maternidade Santa Isabel, apoia o "Novembro Roxo", e durante esse mês estará abordando conteúdos referentes à campanha. Acompanhe as redes sociais da instituição para saber mais sobre o tema.