Perda do tampão mucoso: Obstetra do HMSI explica o que fazer
No período final da gestação, muitas gestantes têm dúvidas sobre a perda do tampão mucoso. Para esclarecer essa questão, a ginecologista e obstetra Dra. Suyaluane Melo, do Hospital e Maternidade Santa Isabel, explica o que isso significa e quais são os próximos passos para a futura mamãe.
"A perda do tampão mucoso é um sinal de que o corpo da mulher está se preparando para o parto. No entanto, não significa que o trabalho de parto acontecerá imediatamente. O tampão mucoso tem uma consistência gelatinosa, semelhante a um muco espesso, e pode ser expelido de diferentes formas. “Ele pode sair de uma só vez, como uma "bolinha" redonda observada na roupa íntima, ou de forma gradual, ao longo de alguns dias”, disse a obstetra.
Além disso, a aparência do tampão mucoso pode variar:
- Cores comuns: branco, amarelado, rosado ou amarronzado.
- Possibilidade de sangramento leve: algumas mulheres podem notar um pequeno sangramento durante a expulsão do tampão.
A perda do tampão mucoso geralmente ocorre entre 37 e 41 semanas de gestação. Contudo, ao perceber sua expulsão, é importante não entrar em pânico. Segundo a Dra. Suyaluane, o primeiro passo é manter a calma e continuar acompanhando o pré-natal regularmente.
Quando procurar a maternidade?
Se a perda do tampão mucoso vier acompanhada de outros sintomas, como contrações regulares, dores intensas ou algum desconforto fora do habitual, a recomendação é procurar a maternidade para avaliação. Caso surjam dúvidas ou ansiedade sobre o processo, também é válido buscar orientação em uma consulta médica, para esclarecer dúvidas e garantir um parto seguro.
Nossa maternidade
Nossa maternidade e urgências ginecológica e obstétrica funcionam 24hs. O Hospital e Maternidade Santa Isabel está sempre pronto para oferecer suporte às gestantes, garantindo segurança e tranquilidade nesse momento tão especial.