Atualizado em 28/06/2024 às 15:35
A+ A-

A Importância do Pré-Natal para a Saúde da Gestante e do Bebê

18/06/2024 às 14:00:47

O acompanhamento pré-natal é uma prática que visa garantir uma gravidez saudável e segura. Este processo envolve uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de saúde, para oferecer um suporte completo à gestante e o bebê.

O objetivo do pré-natal é assegurar um desenvolvimento saudável durante toda a gestação, resultando em um parto seguro para ambos, além de auxiliar na identificação precoce e na prevenção de doenças que podem afetar tanto a mãe quanto o bebê. Por meio de consultas regulares e exames específicos, é possível monitorar a evolução da gravidez e intervir em caso de complicações. Isso contribui para um processo gestacional mais seguro, reduzindo os riscos.

A Dra. Maria Carolina Maia, Obstetra e Ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Isabel ressalta: “É importante que a grávida entenda e tenha consciência da necessidade da frequência nas consultas de pré-natal, com o mínimo de seis consultas, então, o cuidado com o seu bebê começa exatamente quando você inicia o seu pré-natal e faz o seu acompanhamento, onde serão identificados fatores de risco e serão alertados quantos problemas possíveis que podem acontecer na gestação, além de se dar orientações acerca do nascimento e do cuidado pós-parto.”

Mesmo com o acompanhamento necessário e cuidados pré-natal, podem surgir imprevistos durante a gestação. Por isso, o Hospital e Maternidade Santa Isabel está preparado para atender em situações emergenciais, oferecendo urgência obstétrica 24 horas, garantindo atendimento imediato e especializado para situações emergenciais relacionadas à saúde materna e do bebê.