Especialista destaca a importância do pré-natal odontológico para gestantes

O pré-natal odontológico é essencial para garantir a saúde bucal da gestante e prevenir complicações durante a gravidez. A cirurgiã-dentista Joisy Santiago, do Hospital e Maternidade Santa Isabel, destacou que essa etapa de cuidado está inserida na Política Nacional de Saúde Bucal, implementada pelo Ministério da Saúde.
Joisy explicou que esse acompanhamento durante a gestação é fundamental não apenas para a saúde da mãe, mas também para o bem-estar do bebê. O atendimento pode ser realizado em unidades básicas de saúde e acessado por meio de encaminhamento feito por médicos ou enfermeiros da rede pública.
A especialista explicou que o acompanhamento odontológico é seguro tanto para a mãe quanto para o bebê e que muitas condições comuns na gravidez podem ser prevenidas ou tratadas de forma adequada, tais como:
- Gengivite
- Periodontite
- Erosão ácida
- Alterações salivares
- Placa bacteriana e tártaro
De acordo com o Ministério da Saúde, a saúde bucal é fundamental para evitar complicações gestacionais, como parto prematuro ou baixo peso ao nascer, que podem estar relacionados a infecções bucais não tratadas.
Além de esclarecer a importância dos cuidados, Joisy reforçou que o atendimento odontológico para gestantes deve ser humanizado e qualificado, com foco em proporcionar segurança e conforto. “É fundamental procurar um dentista de confiança, alguém com quem a gestante se sinta à vontade para iniciar o tratamento”, afirmou.
A profissional ainda incentivou as futuras mamães a priorizarem sua saúde bucal durante a gravidez. “Se você está grávida e ainda tinha dúvidas sobre ir ao dentista, SIM, você deve! A sua saúde afeta diretamente a saúde do seu bebê!”, concluiu.