Hospital e Maternidade Santa Isabel leva projeto Gestabel para Riachuelo em parceria com a prefeitura do município
Na última quarta-feira, 15 de fevereiro, o Hospital e Maternidade Santa Isabel aceitou o convite da prefeitura de Riachuelo e deslocou parte de sua equipe para levar um pouco do projeto Gestabel à comunidade. Este projeto, voltado para gestantes, visa oferecer suporte e orientações essenciais para esse momento tão especial na vida das mulheres.
Durante a visita, foram realizadas diversas atividades para proporcionar às gestantes uma amostragem do que é oferecido pelo projeto Gestabel. Aline Martins fisioterapeuta do hospital, compartilhou informações detalhadas sobre o curso com as gestantes presentes, abordando todas as suas etapas. Em seguida, a psicóloga do Santa Isabel, Camila Paixão conduziu uma dinâmica envolvendo lembranças e sentimentos, oferecendo suporte emocional às futuras mães.
Outro destaque da visita foi a pintura de barriga, realizada pela enfermeira obstetra do Santa Isabel, Mariany Sales, uma atividade lúdica e criativa que proporcionou momentos de descontração e interação entre as participantes. Ao final foi apresentado um vídeo institucional, seguido por explicações sobre o roteiro de entrada na maternidade, documentação necessária, preparativos para o trabalho de parto, amamentação, cuidados pós-parto e outras informações importantes como orientações sobre o Plano de Parto, o selo IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), o posto de coleta de leite humano, o alojamento conjunto e a urgência pediátrica. As futuras mamães também tiveram a oportunidade de participar de sorteios de brindes.
As gestantes puderam esclarecer dúvidas sobre acompanhantes, visitas, tempo de estadia no hospital, procedimentos cirúrgicos e sobre a equipe de profissionais que estarão à disposição na maternidade, garantindo que estejam bem informadas e preparadas para esse momento tão importante em suas vidas.
"Levar a experiência do Gestabel para Riachuelo foi muito gratificante. É extremamente importante que as gestantes se vinculem com sua maternidade de referência, inclusive é um direito que lhes cabe. Começar o vínculo na cidade delas é poder conhecer um pouco mais da história dessas mulheres, que em poucos meses estarão vivendo um momento tão importante de sua vida na nossa maternidade. Foi uma manhã leve, divertida e com muito aprendizado para elas e para nós também. Sou muito grata por poder participar do pioneirismo desse projeto", disse a psicóloga Camila Paixão.
Para o secretário Marcondes Hipólito, o evento é de grande importância: "A gente mostra a nossa preocupação com as nossas gestantes, com as nossas crianças, das mães antes de terem seus filhos conhecerem a maternidade e os seus deveres".
O prefeito do município, Petinho de João Grande, disse que é uma felicidade imensa ter Riachuelo como o primeiro município a receber o programa: "Trazemos o Gestabel, um programa Belíssimo do Hospital e Maternidade Santa Isabel para dentro do nosso município para todas as gestantes conhecerem o hospital, conhecerem como será o acolhimento delas no dia do seu parto, a gente fica muito feliz em trazer o programa e ter Riachuelo como o primeiro município que recebe o projeto".
O projeto Gestabel terá sua terceira edição no próximo dia 28, nas instalações do Hospital e Maternidade Santa Isabel, as inscrições para esta edição foram encerradas. A data da quarta edição está prevista para o final de março e posteriormente as inscrições serão abertas.