Atualizado em 03/12/2024 às 13:25
A+ A-

Hospital e Maternidade Santa Isabel participa de Sessão Especial na Alese que tratou da filantropia na saúde

25/10/2023 às 15:42:40

Na tarde da última terça-feira, 24, diretores, gestores e coordenadores do Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) participaram ativamente de uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE), que teve como tema ‘A importância das instituições filantrópicas de Saúde em Sergipe’.

O evento, que foi uma iniciativa da deputada Drª Lidiane Lucena (Republicanos), teve como principal foco destacar a relevância das instituições filantrópicas de saúde para a população sergipana, ressaltando a eficácia e abrangência de seus serviços nas diferentes regiões do estado. O debate contou com a participação da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Sergipe (Federase).

O diretor-geral do HMSI, Rubens Moreira, marcou presença na sessão como representante da instituição e enfatizou que as organizações filantrópicas desempenham um papel fundamental no atendimento à população sergipana.

Ele também destacou que a continuidade dos serviços de saúde para aqueles que mais necessitam depende, em grande parte, da atuação dessas instituições.

O que é uma instituição filantrópica?

Uma instituição filantrópica é uma organização sem fins lucrativos que busca o bem-estar da sociedade por meio de ações de caridade, assistência social e promoção do bem comum. Elas dependem de doações, trabalho voluntário e, frequentemente, desfrutam de benefícios fiscais.

O HMSI é reconhecido como a maior maternidade de Sergipe, atendendo a um grande número de gestantes e bebês a cada ano. A instituição desempenha um papel crucial na promoção da saúde materno-infantil no estado e, como filantrópica, contribui significativamente para o acesso à assistência médica de qualidade para as famílias sergipanas.

Presenças

Também prestigiaram a Sessão Especial a diretora administrativa e financeira do HMSI, Drª Bianca Xavier, e o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, o presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, a superintendente substituta do Ministério da Saúde em Sergipe, Gize Pereira e o promotor de justiça, diretor da curadoria de Saúde, Raimundo Napoleão Ximenes Neto, representando o procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto.

Federase

A Federação é composta pelo Hospital e Maternidade Santa Isabel, o Hospital São José, o Hospital de Cirurgia, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (Lagarto), o Hospital Amparo de Maria (Estância), o Hospital São Pedro de Alcântara (Capela), o Hospital Nosso Senhor dos Passos (São Cristóvão), o Hospital São Luiz Gonzaga (Itabaianinha), o Hospital e Maternidade Zacarias Júnior (Lagarto) e a Fundação Médica Santa Cecília, em Aquidabã.