Atualizado em 03/12/2024 às 13:25
A+ A-

O Hospital e Maternidade Santa Isabel realiza o IV Simpósio de Prevenção da Prematuridade

02/12/2024 às 16:04:16

Na última quinta-feira, 28, o Hospital e Maternidade Santa Isabel realizou o IV Simpósio de Prevenção da Prematuridade, evento relacionado ao ‘Novembro Roxo’, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade. O tema central desse ano foi: ”Mais de 3 milhões de bebês prematuros todos os anos: acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”.

                O evento foi marcado por palestras, mesas redondas e debates que abordaram questões como os avanços no cuidado neonatal, a importância do acompanhamento materno durante a gestação e as soluções para melhorar o acesso a cuidados de qualidade, especialmente em regiões com menos recursos. Esses temas foram abordados por especialistas como neonatologistas, pediatras, obstetras, enfermeiros, psicólogos entre outros profissionais relacionados à saúde. Em uma abordagem multidisciplinar, os participantes discutiram os principais desafios relacionados à prematuridade e as consequências para os recém-nascidos.

                O Diretor Administrativo e de Enfermagem Max Oliveira diz: “Um momento educacional, de grande importância para discutir temas de grande relevância em prol da prevenção da prematuridade. Quais estratégias podem ser adotadas para prevenir a prematuridade e ocasionar em desfechos positivos para a mãe e para o recém nascido”.

                A prematuridade é um dos maiores desafios da saúde neonatal no mundo, afetando cerca de 15 milhões de bebês anualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A falta de cuidados adequados pode resultar em complicações de longo prazo para os recém-nascidos e suas famílias. O HMSI, por meio de iniciativas como o simpósio, reafirma seu compromisso em promover um cuidado integral e humanizado para os bebês prematuros e suas mães.

“Uma iniciativa maravilhosa, visto que a prematuridade corresponde a 10% dos nascimentos e precisamos montar estratégias eficazes, tanto para a prevenção da prematuridade como para o tratamento oportuno desses prematuros, melhorando a qualidade de vida”. Comenta a Ginecologista Obstetra Drª Maria Carolina Maia.

Drª Renata Rezende, Neonatologista, afirma: “Um tema muito relevante. A cada ano a gente vê que aumentam mais os partos prematuros”.

O IV Simpósio de Prevenção da Prematuridade demonstra como o HMSI, por meio de iniciativas como o simpósio, reafirma seu compromisso em promover um cuidado integral e humanizado para os bebês prematuros e suas mães.